Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Muitos profissionais que decidem investir em uma carreira mais independente têm uma dúvida em comum: como conseguir trabalhos como freelancer?

5 dicas para você aprender a conseguir trabalho como freelancer

Você se identificou e ainda não sabe como conquistar seus primeiros jobs? Para isso, a Freela UP elencou 5 pilares essenciais, além de um incentivo extra. De acordo com uma pesquisa realizada pela Freetrain, hoje, 51% dos freelancers não trocariam essa carreira por um emprego tradicional.

Serviu para te motivar? Então, continue lendo para saber mais.

Prospectando os primeiros clientes

No começo, é comum que você fique inseguro (a) antes de oferecer seus serviços. Antes de tudo, saiba: vai passar. Isso porque a prospecção é uma chance única para você identificar oportunidades de negócio no mercado e tomar a iniciativa de fechar seus primeiros jobs.

Nesta etapa, é válido enviar e-mails, chamar os potenciais clientes no privado das redes sociais para se apresentar e/ou até preencher formulários de triagem que algumas empresas deixam disponíveis em seus sites.

Apresente-se aos seus clientes com assertividade

Tudo começa com uma boa apresentação, não é mesmo? Por isso, capriche nesta etapa e atente-se a alguns pontos de como conseguir trabalhos como freelancer.

Seja o mais objetivo (a) possível e destaque nas vantagens que o cliente terá ao contratar você. Além disso, mostrar depoimentos de antigos clientes, com a autorização deles, pode ser uma boa forma de mostrar seu grau de confiança.

Outra boa dica é mostrar um portfólio de serviços similares aos que seu cliente procura. Assim, ele vê que você já tem experiência com o que ele precisa. Enfim, deixe clara a sua disponibilidade para aquela tarefa!

Construa a sua marca

Para se consolidar no mercado freelancer, você precisa de algo super importante: seu personal branding. Afinal, é ele quem dita o profissional que você é para o mercado.

Inclusive, com uma marca pessoal consolidada, você já terá um diferencial competitivo e bem atrativo em relação a seus concorrentes.

Para construir seu branding, aposte nas redes sociais, de acordo com o seu nicho de trabalho, em blogs e canais voltados para sua área.

Networking

Há muito tempo, ter uma rede de conexões é essencial para quem está no mercado de trabalho tradicional e quem não está. Ela também é fundamental para você que está pesquisando sobre como conseguir trabalhos como freelancer.

Aliás, engana-se quem pensa que só distribuir cartões é suficiente. Para ser visto e lembrado, você precisa de uma rede de contatos qualificados.

Comece se conectando a conhecidos que já atuam na área que você pretende investir. Por outro lado, com leads e clientes, compartilhe informações úteis e mantenha-se à disposição para futuros jobs.

E lembre-se: um bom networking não é construído de um dia para o outro. É um trabalho diário.

Torne-se um especialista

Por último, domine determinado nicho do mercado. Assim, você até poderá realizar o trabalho de outros freelancers, mas dificilmente eles conseguirão fazer o seu.

Além disso, isso vai te ajudar a reduzir a concorrência e a cobrar um valor mais alto pelos seus serviços.

Sendo assim, com abordagem diferenciada, autoridade no mercado e uma especialidade vão te tornar uma referência no seu ramo de atuação.

Leave a comment