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Se existe um mercado que possui forte tendência a crescer mesmo em crises esse é o marketing digital. Todas as estatísticas mostram para um crescimento do setor em todo o mundo. De acordo com pesquisas do site Statista, a área deve crescer 5,1% em 2020 e gerar cerca de US$166 milhões.

Quem está pensando em tornar-se um freelancer de marketing digital pode aproveitar esse crescimento para lançar sua carreira! O setor está em expansão por causa de diversos motivos. Entre eles, destacam-se a democratização da internet ao redor do mundo, melhoria na velocidade de conexão e crescimento na demanda do público.

Sabe o que isso significa? Que todos os setores que compõem o marketing digital precisarão de mão de obra e logo! Por isso, separamos algumas dicas para quem está pensando em iniciar no mercado. Quer entender mais? Continue a leitura!

Em que áreas é possível atuar como freelancer de marketing digital?

O marketing online é subdividido em diversas áreas. O maior erro que muitos cometem ao iniciar como freelancer de marketing digital é tentar fazer tudo. Confira algumas áreas em que você pode começar a atuar!

Redação publicitária

Mesmo que vídeos e imagens estejam ganhando muito mercado os textos não desaparecem do marketing. Trabalhar como redator significa criar blog posts, roteiros para e-mail e descrições para redes sociais e anúncios. A área é bastante procurada por jornalistas e profissionais da publicidade. No entanto, qualquer um pode tornar-se um redator com o treinamento correto.

Produção e edição de vídeos

Vídeos estão em alta e não devem perder força logo. Mas nem todos sabem trabalhar com eles. A realidade é que os programas de edição de vídeo e equipamentos são bastante complexos. Quem possui alguma experiência ou conhecimento da área está pronto para tornar-se um freelancer de marketing digital. 

Design gráfico

A área de design também é imensa! É possível trabalhar com design de posts para social media, criação de anúncios, design de logos e até criação de mídia impressa. Para começar a atuar na área recomendamos especializar-se em um dos softwares de edição mais usados, como Adobe Photoshop, Adobe Illustrator ou Corel Draw.

Gestão de tráfego

O tráfego orgânico e pago são o coração de qualquer estratégia de marketing digital. Também existem freelancers especializados em gerar fluxo de leads para sites, redes sociais e anúncios. Caso você esteja interessado na área é importante estudar os diversos tipos de plataformas existentes e como aproveitá-las para melhorar os resultados. Só lembre-se que você estará trabalhando com o orçamento do cliente, tornando esse um setor bastante delicado.

Fotografia e edição

Assim como acontece com vídeos, nem todo mundo possui os equipamentos e softwares para tirar boas fotos. No entanto, elas são necessárias para todos os tipos de produtos e conteúdos. Fotógrafos estão tornando-se cada vez mais relevantes no mundo do marketing. Tornar-se um freelancer de marketing digital especializado na área também é uma boa ideia.

Passo a passo para tornar-se um freelancer de marketing digital

Conseguiu escolher uma área para atuar como freelancer de marketing digital? Ótimo! Agora está na hora de começar a investir em sua nova carreira. Separamos cinco passos básicos que qualquer um pode seguir para encontrar os tão sonhados jobs. 

1. Crie seu portfólio

Por acaso você já tentou conquistar um cliente e tudo estava indo bem até ele pedir seu portfólio? Nessa área esse é um pedido bastante comum. Enquanto outros lugares podem pedir experiência comprovada, o portfólio é a forma de provar que você realmente sabe o que está fazendo.

Para criá-lo recomendamos separar exemplos de seus melhores trabalhos e colocá-los em um arquivo, um PDF já é o suficiente para enviar aos seus possíveis clientes. Também existem sites dedicados à criação de portfólios que você pode aproveitar, como Behance Clippings.

2. Aprenda a lidar diretamente com o cliente

Quando alguém deixa de trabalhar para uma empresa e torna-se um freelancer de marketing digital passa a lidar diretamente com o cliente. Isso pode trazer muitas dificuldades, especialmente para quem não é um bom comunicador.

Alguns cursos de atendimento ao cliente talvez ajudem a expressar-se melhor e evitar mal-entendidos. Além disso, é importantíssimo aprender a gerenciar seu tempo para conseguir fazer tudo sem se perder. Procure softwares de organização para ajudá-lo nessa tarefa.

3. Faça parte de sites, fóruns e grupos de trabalho

Seus sonhados freelas vão chegar, mas você precisa investir um pouco de tempo na busca. Recomendamos fazer parte de todos os grupos, fóruns e sites de trabalho que puder. Talvez pareça muita coisa, mas você perceberá que a concorrência também é grande.

Quanto mais acesso a vagas, jobs e contatos você tiver, melhor! No entanto, temos uma dica para que você tire mais proveito desses grupos: use-os para se conectar e não somente para procurar trabalho.

É comum que outros freelancers tirem dúvidas ou peçam opiniões, seja em grupos de Whatsapp ou Facebook. Quem aprende a conectar-se com eles pode criar uma rede de colegas prontos para te indicarem a possíveis clientes.

4. Trabalhe suas redes sociais profissionais

O que seu prospect vê quando pesquisa seu nome no Google? Nada? Ou encontra redes mal cuidadas que não refletem seu trabalho? Ao trabalhar como freelancer de marketing digital sua privacidade desaparece. Seus clientes vão querer conhecer seu trabalho mesmo em suas redes próprias.

Invista um pouco de tempo para deixá-las mais eficientes, bonitas e para mostrar um pouco do que você faz. Se sua área são vídeos, por exemplo, criar um Instagram no estilo portfólio só traz benefícios.

5. Estude, estude e estude

Especializar-se na área escolhida dentro do marketing é o que te fará crescer na profissão. Mesmo depois de conseguir os primeiros jobs e ter a renda desejada nunca pare de estudar! Invista em cursos, palestras, workshops, tudo que possa transformá-lo no melhor freelancer de marketing digital. 

Como mencionamos no início desse artigo, a área está crescendo. Isso pode significar duas coisas: que a quantidade de oportunidades aumentou e também que a concorrência inflou. Se você não conseguir ter habilidades que o destacam do restante do mercado será difícil manter o fluxo de trabalhos e preços desejados. O estudo é a melhor saída para isso.

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