Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Todo profissional, principalmente o que escolhe seguir uma carreira mais independente, sabe que é essencial ter um portfólio para freelancer.

Isso porque é este documento que vai comprovar seus jobs realizados, resultados conquistados e suas competências, além de apresentá-lo ao mercado de trabalho.

A Freela UP separou 9 dicas valiosas para te ajudar a elaborar este material. Confira a seguir!

9 dicas para você elaborar um portfólio para freelancer

Conheça seu cliente

Em primeiro lugar, entenda quem é o cliente para quem você vai enviar seu portfólio. Descubra qual é o ramo no qual ele atua, em que momento se encontra, objetivos, público-alvo, entre outras informações.

Para isso, visite as redes sociais, leia os blogs, pesquise o que estão falando e, se possível, bata um papo antes de fechar negócio.

Por exemplo, se você é redator e precisa enviar um portfólio para uma agência, é interessante mostrar suas habilidades em redação publicitária ou blogs mais antigos.

Faça uma seleção dos jobs mais relevantes

Depois que você já estiver por dentro do universo do cliente, sintetize no seu portfólio para freelancer os trabalhos e informações que forem mais relevantes para ele. Ou seja, não precisa elencar tudo que você já fez.

Aponte os jobs que mais demonstram suas habilidades e competências e, o mais importante, relate os resultados conquistados com eles.

Transforme em aliados as ferramentas, plataformas e modelos

Hoje em dia, há diversos modelos, ferramentas e plataformas online que podem ser seus melhores aliados na hora de montar seu material.

Um bom exemplo é o Canva, que tem versões mobile e para desktop. Se você for designer, pode optar pelo Carbonmade ou Behance e, caso seja redator, o Contently.

Aposte nas redes sociais

Fáceis de usar e de amplo alcance, as redes sociais se tornaram imprescindíveis para divulgar trabalhos e criar portfólios para freelancer, sobretudo online. Por isso, organize direitinho e com criatividade seus jobs e suas informações para conseguir os primeiros resultados.

Aposte no Linkedin, Instagram e Facebook.

Tenha um site

Já dizia o ditado: “Quem não é visto não é lembrado”. Uma vez que seu site será seu cartão de visitas, capriche no design, elabore textos criativos, compartilhe seus jobs e, principalmente, o mantenha atualizado.

Converse com outros freelancers

Nada como uma conversa com outros profissionais para receber mais dicas, não é mesmo?

Veja o material deles, peça sugestões, pergunte se poder enviar o seu portfólio futuramente para que façam uma avaliação etc. Lembre-se: eles já estiveram no mesmo lugar que você.

Saiba se apresentar

storytelling é a chave para tornar a sua apresentação muito mais atrativa. Ou seja, saiba contar uma boa história. Isso porque narrativas prendem a atenção do cliente e geram uma vontade de “saber mais”, além de transmitir legitimidade.

No caso do portfólio para freelancer, conte um pouco sua história e a do material.

Compartilhe algumas experiências profissionais, por que resolveu investir em uma carreira independente, quais são seus objetivos, entre outros dados.

Por exemplo, para a história do portfólio, fale sobre como certa empresa chegou até você, seus maiores desafios e como conseguiu superá-los para entregar tudo de acordo com as solicitações pelo cliente.

Apresente seu portfólio em slides

Não é sempre que a internet está funcionando bem. Então, é super importante elaborar uma versão em slides do seu portfólio. Para isso, você pode utilizar ferramentas como o Google Slides, o Microsoft PowerPoint ou o Keynote.

Essa é uma maneira de manter seu material sempre protegido e acessível, independente da situação.

Deixe suas informações de contato visíveis

O objetivo do portfólio para freelancer é prospectar novos clientes e apresentar seu trabalho. Portanto, não se esqueça de deixar suas informações de contato (telefone, celular, e-mail) visíveis em seu site ou outras apresentações.

Esperamos que essas dicas sejam muito úteis para te ajudar a elaborar um portfólio atrativo e assertivo!

Leave a comment