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Se você acabou de começar a trabalhar por conta, também deve ter conhecido o conceito de sites freelancer.

Nestas plataformas, basicamente, clientes postam jobs e profissionais tentam convencê-los a contratar seus serviços.

À primeira vista, esta é uma ideia genial que aumenta as oportunidades disponíveis no mercado. Quem já começou a experimentar ofertas desses portais, porém, deve ter percebido que pode ser difícil conseguir um trabalho por eles.

Alguns dos motivos são a grande quantidade de concorrência e o preço baixo, uma vez que há muitos profissionais competindo por serviços. Então, nossa primeira dica para quem está começando é escolher um site no qual a concorrência na sua área seja menor.

Quer conferir mais dicas? Leia mais abaixo.

Dicas para conseguir jobs em sites freelancer

Já tem sua conta criada e a mensagem padrão para mandar em projetos de interesse? Pode jogar tudo isso fora. Vamos começar do começo para garantir seu sucesso nos portais!

Complete seu perfil

Alguns profissionais freelancers cometem um erro básico: deixam seu perfil incompleto. Além de saber seu nome, o cliente quer saber mais sobre sua formação, experiência e especialidade antes de contratá-lo.

Inclua o máximo de detalhes que conseguir sobre si mesmo. Aliás, se tiver um site ou portfólio, encontre um lugar para incluir o link. Assim, o possível cliente não precisa fazer várias perguntas para saber se você realmente pode atender sua demanda.

Inclusive, entenda: ele recebeu várias propostas. Quanto menos tempo precisar gastar para avaliar cada uma, maiores são as chances de ele escolher você. Isso começa com um perfil absolutamente completo.

Crie mensagens de venda personalizadas

Chega de dar CTRL + C em uma mensagem pronta para enviar o maior número possível de propostas. Isso porque cada projeto tem necessidades próprias e você deve mostrar ao possível cliente que está pronto para dar atenção personalizada.

A melhor forma de conseguir trabalho em sites freelancer é trabalhar com mensagens personalizadas. Dessa forma, você mostra que leu o anúncio até o final e que sabe como resolver a necessidade desse cliente. Tente dar foco à experiência ou habilidade que traz mais benefícios para esse job específico.

Você vai perceber que, quando começar a fazer isso, vai receber muito mais respostas de pessoas interessadas em saber mais.

Mostre interesse genuíno

Se já experimentou as primeiras dicas, talvez tenha conseguido algumas conversas com clientes. Este é o momento mais importante: mostrar interesse pelo projeto. Além de tirar suas dúvidas, tente saber mais a respeito, mas isso precisa ser verdadeiro.

De nada adianta o cliente responder que está interessado em seus serviços se você responder de forma seca e grosseira. Seja gentil, converse, faça perguntas. Mostrar que realmente está interessado ajuda a construir um vínculo de confiança. No final, isso será valioso para conseguir fechar o trabalho!

Seja realista nos projetos

Ao realizar uma proposta, seja realista. Analise sua experiência, a qualidade de serviço e seu conhecimento para saber se é algo que você realmente está apto a realizar.

Inclusive, não tente vencer a concorrência com prazos extremamente apertados ou preços muito baixos. Mesmo que você esteja desesperado para conseguir seu primeiro job, isso só vai trazer prejuízo.

Quem oferece um prazo muito menor do que deveria acaba entregando o projeto com atraso. Por outro lado, quem erra no preço pode ter prejuízo durante o tempo de trabalho. Portanto, seja realista em todos os sentidos.

Responda e-mails rapidamente

Deixar de responder mensagens de clientes é outro erro comum que te faz perder oportunidades. Fique de olho na sua caixa de entrada e até na de spam. Às vezes, você era o freelancer de que o comprador mais gostou, mas contratou outro porque não foi respondido.

Isso não significa, porém, que você deva ficar grudado no e-mail respondendo o tempo todo. Tente pelo menos dar a resposta no mesmo dia para que o possível cliente saiba sua posição e possa tirar outras dúvidas.

Mostre exemplos de seu trabalho

Provar que sabe fazer o que diz é tão importante quanto qualquer dica anterior. E, já que a maior parte dos sites freelancer tem um campo no perfil para incluir seu portfólio, não se esqueça dele!

Além de mantê-lo no perfil, envie-o na primeira proposta. Ao ver exemplos do que você faz, o cliente já entende se é o que ele está procurando ou não. Não só vai ajudar a economizar o tempo de ambas as partes, pode te ajudar a conseguir o job.

Agora, é com você! Entre nos portais de sua escolha e comece a aplicar nossas dicas para conseguir os próximos jobs.

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